terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

4 dicas para estimular a leitura dos alunos

É muito comum entre professores de literatura pedir aos alunos que leiam determinados livros durante o ano escolar e, no fim, testar os conhecimentos adquiridos com o livro por meio de provas tradicionais. Essa prática, porém, acaba, muitas vezes, por estimular a “decoreba” e leituras de última hora na internet, em resumos e textos sintetizados. Para evitar essa situação e estimular a leitura eficiente e produtiva em seus alunos, confira as dicas a seguir: 
imagen-relacionada

Ao invés de testar os conhecimentos apenas no fim da leitura, tente organizar uma programação da leitura para que o livro seja profundamente aproveitado.

4 dicas para estimular a leitura dos alunos: 1. Programação da leitura

Ao invés de testar os conhecimentos apenas no fim da leitura, tente organizar uma programação da leitura para que o livro seja completamente aproveitado. Estabeleça metas como, por exemplo, duas semanas significando quatro capítulos lidos. Separe uma aula a cada quinze dias para organizar grupos de discussão e reflexão sobre o conteúdo lido durante o período. Você pode chamar essa aula de “pare, pense, escreva”. Ao final da aula, os alunos produzem um relatório daquilo que já sabem do livro e guardam como anotação.  
 

4 dicas para estimular a leitura dos alunos: 2. Assunto específico

Você também pode organizar a aula quinzenal por assunto, agrupando alunos com níveis diferentes ou semelhantes de leitura para estimular o engajamento. Dentro de determinado capítulo, escolha alguns temas interessantes e solicite que cada grupo separe uma observação ou questionamento para compartilhar em debate com toda a sala depois.  
 

4 dicas para estimular a leitura dos alunos: 3. Exemplos visuais

Dependendo do tipo de texto e área de conhecimento é possível fazer exemplos, linhas do tempo, tabelas e cronogramas que seguem a leitura. A cada aula específica para o livro os alunos acrescentam novas informações e formam gradativamente um material de apoio exclusivo para o entendimento da história.  
 

4 dicas para estimular a leitura dos alunos: 4. Perguntas chave

Separe pelo menos uma aula para que os alunos façam anotações e perguntas exclusivas sobre o texto. Esse material será entregue a você. A partir dessas notas você pode organizar atividades de leitura futuras e tirar dúvidas sobre o livro que a maioria da sala apresenta.
 

Nenhum comentário: