quarta-feira, 22 de maio de 2013

Incentivos para usar Libras, a língua brasileira de sinais

ProDeaf | Libras
Quem quer se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem mais um aliado: o aplicativo ProDeaf. Desenvolvido por uma startup pernambucana que leva o nome do projeto, por enquanto ele está disponível para celulares e tablets que possuem o sistema Android. Para baixar, vá até a Google Play ou ao site prodeaf.net/download.

O aplicativo tem um dicionário e, ao escolher uma palavra, um simpático avatar interpreta as informações em libras. É possível digitar ou falar usando o sistema de reconhecimento de voz para indicar o que quer traduzir. Já há quase 4 mil sinais no banco de dados e a ferramenta é uma ótima parceira para facilitar a comunicação com as pessoas surdas.

Também em Pernambuco, está sendo criado um jogo para contribuir com a popularização desta língua. O Luz, Câmera, Libras já recebeu vários prêmios em eventos de tecnologia e está em fase final de testes. Se quiser conhecê-lo desde já ou contribuir com sugestões de melhoria, pode baixar na AppStore.

A brincadeira funciona como os viciantes Song Pop e Draw Something. Para aprender, você vê um vídeo do sinal e o repete para seu opositor no jogo, que precisa adivinhar qual a palavra. Quem acerta ganha ponto. Vamos treinar?

fonte: revista nova escola

Nenhum comentário: