segunda-feira, 18 de abril de 2011

7º Olimpíada de Matemática - OBMEP

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:

  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;

  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);

  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;

  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação;

Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Regulamento

Para visualizar o Regulamento na íntegra, clique aqui. Para visualizar o conteúdo de cada item, clique sobre o título desejado.

1. Responsabilidade:

2. Características:

3. Objetivos:

4. Participantes e Divisão em Níveis:

5. Inscrição na OBMEP:

6 . Sobre as Provas:

7. Premiação:

(i)15 alunos – 5 (cinco) de cada Nível – de escolas municipais e estaduais que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), totalizando 405 medalhas de bronze.

(ii)alunos de escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as 465 (quatrocentas e sessenta e cinco) melhores pontuações, em cada um dos três níveis, a partir do 501º lugar da classificação nacional para cada um dos níveis 1 e 2 e a partir do 401º lugar da classificação nacional para o nível 3, excluídos os alunos de 7.3.c.(i), totalizando 1395 medalhas de bronze.

7.3.d. Bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq: aos 3200 alunos premiados na OBMEP 2011 com medalhas de ouro, prata ou bronze será oferecida a oportunidade de participar do programa de bolsas de Iniciação Científica Jr., num período de até 12 meses. Os demais requisitos de participação, bem como a estrutura do programa, serão definidos e divulgados em 2012.

7.3.e. Certificados de Menção Honrosa: serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos, de maior pontuação nacional, que não forem contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze.

7.3.f. Premiação dos Professores: serão premiados 127 (cento e vinte e sete) professores. Cada professor premiado receberá:

(i) um computador portátil, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática.

7.3.f.1. A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. O professor de Matemática de cada aluno premiado receberá pontos, de acordo com os seguintes critérios:


a) 5 (cinco) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 4 (quatro) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 1 (um) ponto para cada aluno premiado com menção honrosa.

7.3.f.2. Os 127 (cento e vinte e sete) professores premiados são:

a) 54 (cinquenta e quatro) professores (dois para cada UF) de escolas municipais e estaduais que obtiveram a maior pontuação em sua UF;

b) 46 (quarenta e seis) professores de escolas municipais e estaduais com o maior número de pontos na classificação nacional, independentemente da UF, excluídos os premiados em 7.3.f.2.a);
c) 27 (vinte e sete) professores de escolas federais, um para cada UF, com o maior número de pontos dentre os professores das escolas federais de sua respectiva UF.

7.3.f.3. Os professores de matemática são indicados exclusivamente no site da OBMEP www.obmep.org.br, após a divulgação da lista dos classificados para a 2ª Fase. É obrigatória a informação do CPF do professor de matemática.

7.3.g. Premiação das Escolas: está vinculada à premiação de seus alunos e aos pontos obtidos, conforme os seguintes critérios:

a) 5 (cinco) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 4 (quatro) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 1 (um) ponto para cada aluno premiado com menção honrosa.

7.3.g.1. Serão concedidos 1 (um) computador portátil, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática, e kit de projeção móvel (datashow) a 81 (oitenta e uma) escolas municipais ou estaduais (três para cada UF) que alcançarem o maior número de pontos em suas respectivas UFs.

Observação - Os prêmios acima descritos não serão concedidos à escola premiada na OBMEP 2011 que já tenha sido premiada com itens similares nas edições da OBMEP 2006, 2007 e 2008. Essa escola, receberá, então, um troféu alusivo à sua premiação.

7.3.h. Premiação das Secretarias de Educação: está vinculada à pontuação das suas respectivas escolas municipais e estaduais inscritas na Segunda Fase da OBMEP, segundo os critérios indicados no subitem 7.3.g.

7.3.h.1. A pontuação de cada secretaria municipal de educação será a média aritmética dos pontos obtidos por todas as escolas municipais a ela vinculadas, inscritas na Segunda Fase da OBMEP.

7.3.h.2. A pontuação de cada secretaria estadual de educação será a média aritmética dos pontos obtidos por todas as escolas estaduais a ela vinculadas, inscritas na Segunda Fase da OBMEP.

7.3.h.3. Serão concedidos, em cada UF, troféus às 2 secretarias municipais que obtiverem maior pontuação em sua respectiva UF, totalizando 52 secretarias municipais.

7.3.h.4. Serão concedidos troféus às 5 secretarias estaduais de educação (1 por cada região geográfica) que obtiverem maior pontuação em sua região geográfica (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

7.4. A relação de alunos, professores, escolas e secretarias de educação premiados será divulgada de acordo com o calendário oficial da OBMEP.

7.5. O Instituto de Matemática Pura e Aplicada é a instituição responsável pela organização da Cerimônia de Premiação. O local e a data do evento serão divulgados oportunamente.

7.6. Os estados, municípios e escolas poderão, a seu critério, realizar cerimônias locais de premiação.

8. Atribuições e Responsabilidades das Escolas Inscritas na OBMEP:

9. Atribuições da Direção da OBMEP:

10. Disposições Gerais:

11. Calendário:

2 comentários:

João Marcos disse...

fala sérgio, iniciativa bacana mesmo essa, adoro esse pessoal, ainda mais agora que descobri que posso me beneficiar muito com o PICME, mestrado e faculdade junto, que alegria!!!!:))João Marcos

Sandro disse...

Seu projeto é em qual área da Matemática João Marcos?