De um modo geral, o estudante participa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) através de sua escola. Esta tem sua participação assegurada entrando em contato com o Coordenador Estadual (ou Regional) e nomeando um ou mais professores para representantes da OBF na escola. Veja neste portal a Relação do Coordenadores Estaduais. Se não houver coordenador em seu estado ou região, a escola deve entrar em contato com a Secretaria da OBF
(obfisica@sbfisica.org.br). As escolas podem também se cadastrar pela Internet.
Se você é um estudante que deseja participar da OBF mas sua escola ainda não tem um professor representante da OBF, entre em contato com o Coordenador Estadual, ou com a Secretaria da OBF.
Fases da Olimpíada Brasileira de Física (OBF)A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:
-
A primeira fase ocorre no mês de Agosto; é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental.
-
A segunda fase ocorre no mês de Setembro; é realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).
-
A terceira fase ocorre no mês de outubro ou novembro; é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física(COBF).
Em 2010, as fases serão realizadas na seguintes datas e horários:
-
Primeira fase: sábado, 14 de agosto das 13h às 17h
-
Segunda fase: sábado, 25 de setembro das 13h às 17h
-
Terceira fase: Prova Teórica - sábado, 30 de outubro das 13h às 17h
-
Prova Prática - sábado, 30 de outubro das 9h às 11h30m
As questões das provas teóricas da primeira fase são objetivas e aquelas da segunda e terceiras fases discursivas. A prova prática é somente na terceira fase e para alunos da 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os detalhes e programa encontram-se no Regulamento da OBF.
O que são as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF)
O Brasil através da OBF participa de duas Olimpíadas Internacionais de Física: a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad - IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana (OIbF). Ambas são competições internacionais entre jovens estudantes do ensino médio. A participação brasileira tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
-
A IPhO em 2010 realiza-se pela 41ª vez e dela participam estudantes de mais de oitenta países. A 41ª Internacional Physics Olympiad (IPhO) ocorrerá de 17 a 25 de Julho em Zagreb, na Croácia.
-
A OIbF realiza-se em 2010 pela 15ª vez. Dela participam os estudantes oriundos de países ibero-americanos (países cujo idioma é espanhol ou português). A 15ª Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) ocorrerá no Panamá.
A seleção das equipes para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF's), a International Physics Olympiad (IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), é feita pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF) em duas etapas:
-
Na primeira são escolhidos os quarenta melhores alunos classificados da terceira fase da OBF e que estejam cursando a 1ª série do ensino médio dois anos antes da realização da OIF. Estes alunos são preparados em quanto cursam a 2ª série e o 1º semestre da 3ª série.
-
Na segunda etapa, após a preparação acima referida, a seleção é feita através de provas baseadas nos programas de Física exigidos pelo ensino médio brasileiro e pelas Olimpíadas Internacionais. Desta segunda etapa também participam da avaliação os alunos da 2ª série que tenham sido classificados, no ano anterior à realização da OIF, entre os dez primeiros da terceira fase da OBF.
-
As equipes são formadas por no máximo cinco estudantes no caso da IPhO, e quatro estudantes no caso da OIbF, o número de estudantes em cada equipe sendo definido pelos recursos existentes no ano do evento.