quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
2011 - Happy New Year
domingo, 19 de dezembro de 2010
Merry Christmas
Merry X-Mas
But if you drink don't drive, cheers!!!
See that vídeo below and take care while you're driving in this days...
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
11 conselhos de Bill Gates...
ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras que os estudantes não aprenderiam na escola.
Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" têm criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política têm levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais... Bill Gates falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero...
Regra 1
A vida não é fácil, acostume-se com isso.
Regra 2
O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.
O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
Regra 3
Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.
Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4
Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social.
Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
Regra 6
Se você fracassar, não é culpa de seus pais.
Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos".
Então antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.
Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar.
Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.
Se pisar na bola, está despedido... RUA !!!
Faça certo da primeira vez!
Regra 9
A vida não é dividida em semestres.
Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10
Televisão NÃO é vida real.
Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boite e ir trabalhar.
Regra 11
Seja legal com os C.D.Fs - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.
Bill Gates, dono da maior fortuna pessoal do mundo e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blues, IBM, que construiu o primeiro computador, cérebro eletrônico mundial, desde a sua fundação em meados de 1900.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Mingoville - Site Inglês for kids for free...
Ola colegas,
Para conhecerem melhor, cliquem no link Mingoville.com
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
22 de Setembro - Dia dos Amantes...
Alguém já disse que o amante, substantivo, não deve ser visto como a pessoa que comete um ato de traição, porque sendo o amor entendido como o afeto de um indivíduo por outro, de sexo diferente, permite as mais variadas explicações. Para uns, ele não passa de um sentimento carnal e de ambição; para outros, é a força que preside a ordem no mundo; muitos o consideram um apetite, mesmo vendo nele uma paixão nobre e generosa, enquanto não são poucos os que o encaram como mera função física. Definições à parte, a verdade é que o preceito bíblico de “crescei e multiplicai-vos” - como forma de garantir a preservação da espécie humana - redundou no ato sexual que agrada a todos, razão pela qual ele de há muito deixou de lado a sua divina razão de ser e transformou-se em simples busca de prazer, um jogo de amor em que os parceiros procuram cada vez mais a completa satisfação corporal de um e outro, por considerá-la essencial e importante em seu próprio gozo. Ao contrário dos outros animais terrestres, aquáticos ou alados, que continuam na base do pim, pam, pum... e pronto.
Em razão disso surgiram os sexólogos e terapeutas do amor, gente especializada em avaliar e consertar as disfunções ou distorções que eventualmente possam prejudicar a saúde sexual do casal, impedindo o sucesso de homens e mulheres nesse convidativo, saudável e estimulante embate corpo-a-corpo. O que explica as pesquisas regularmente feitas a pedido de gente do ramo, visando descobrir o que pode ser feito, ou produzido, para estimular a performance individual dos amantes e permitir-lhes alcançar o ai-ai-ai em todas as relações amorosas que praticam.
Uma delas foi desenvolvida pela Bayer Shering Pharma para traçar o perfil do homem “vitalsexual”, termo criado por ela para denominar quem valoriza a qualidade de sua vida amorosa. E concluiu que esse indivíduo é ativo, com mais de 40 anos; considera fundamentais o amor e a satisfação de sua parceira, mantendo com ela um relacionamento estável; acredita que a espontaneidade nas relações amorosas é essencial, deseja ter uma vida sexual ativa e prazerosa pelo maior tempo possível, idêntica à de quando era mais jovem; provavelmente já teve dificuldades de ereção uma vez, ou mais, e por isso estaria disposto não só a utilizar medicamentos caso tivesse novamente esse tipo de problema, como também a conversar sobre ele com sua parceira e com seu médico. Um estudo feito pelo Instituto IPSOS-Opinião, a pedido da Bayer-Schering Pharma, revelou que 53% dos mil brasileiros entrevistados (8.000 mil em diversos países das Américas e Europa) se enquadram nesse conceito. No que diz respeito à mulher, a pesquisa revelou que a “vitalsexual” também tem mais de 40 anos, é independente, considera o sexo fundamental, quer espontaneidade nas suas relações íntimas, mais diálogo, e acredita na importância da satisfação do parceiro.
Em “Mapa do Amor”, obra cuja apresentação diz que “Embora existam muitos livros sobre o amor, poucos se baseiam no conhecimento científico. Este foi escrito tendo como base centenas de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, o que lhe confere amplitude e seriedade. O autor aborda, entre outros assuntos, a capacidade de amar, os caminhos para iniciar um relacionamento amoroso, a seleção de parceiros, além de analisar como as pessoas flertam e os fatores que limitam o envolvimento, como a timidez. Obra indicada para todos os que estão iniciando relacionamentos amorosos e também para aqueles que estão tendo dificuldades nessa área, pois nela poderão encontrar os esclarecimentos de suas dúvidas”, seu autor, o psicólogo Ailton Amélio da Silva, esclarece que a beleza se fundamenta na harmonia de traços, e por isso elas, as mulheres, desejam homens bonitos, altos e de voz forte, com ombros e quadris proporcionais, maxilar largo, tórax desenvolvido e sem cintura fina. Além disso, devem ter olhos meigos e pele macia, pequenos detalhes que servem para suavizar sua masculinidade.
Pesquisa realizada a esse respeito verificou que na opinião preponderante das entrevistadas, isso é verdade, porque essa história de beleza interior é um “conto da carochinha” que embora tenha tido a sua vez e época, hoje pertence ao passado. No dizer de todas elas, “é claro que queremos um namorado legal, mas ele tem que agradar visualmente, pois não existe nada mais estimulante do que abrir os olhos e deparar com um ‘gato’ deitado ao nosso lado”.
Para os sexólogos, a mulher é peça fundamental no relacionamento bem sucedido, porque incentiva o homem e assim garante felicidade sexual aos dois. Essa é também a opinião de Fátima Moura (www.fatimamoura.com.br), autora do livro “Sexo para Mulheres Casadas” e atuando há 11 anos como especialista em comportamentos eróticos. Ao abordar a arte da sedução, ela recomenda às mulheres meio enferrujadas na prática dos artifícios femininos capazes de levantar ao ponto máximo o desejo masculino, algumas dicas cuja prática podem transformá-las na amante perfeita. Sugestões como a de valorizar seus pontos fortes; ser mais criativa e mais ousada; ir apimentando o relacionamento aos poucos; dormir muito bonita; aparecer de lingerie na frente dele; explorar o corpo seu marido ou parceiro, além de outras mais.
O dia dos amantes é comemorado a cada 22 de setembro, mas não custa nada encurtar esse prazo para o mínimo possível. Como o casal só tem a ganhar com isso, é sempre válido experimentar, não é mesmo?
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Dia do Blog
O Dia do Blog foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de Agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.
Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog.
Foi estabelecido que durante esse dia, blogueiros de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgado os blogs pela internet.
Pessoal, quase passou em branco por este blogueiro, mas hoje (ontem, talvez) era o dia do blog...
Então, parabéns aos blogueiros de plantão...
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Resposta a Revista VEJA referente à matéria "AULA CRONOMETRADA"
Abaixo estou enviando uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Peço por favor que repasse a todos que conhecem, é longa mas vale a pena ler. RESPOSTA À REVISTA VEJA Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida. Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina. Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores? E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência. Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso. Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero. E, mesmo assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração; Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário. Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão se aposentando e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que se esforcem em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave. Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares. Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos. Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais,quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade. Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!! Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO. Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas. |
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Olimpíada Brasileira de Robótica
Datas Importantes:
- Abertura do sistema (escolas e professores): 10/05/2010
- Abertura das inscrições de alunos: 25/05/2010
- Encerramento das inscrições: 27/08/2010
- Provas Teórica e Duathlon: 03/09/10
- Último dia para postagem das 5 melhores provas no correio: 10/09/2010
- Provas Práticas: 04/09 e/ou 11/09/10 (veja a data em seu estado)
- Último dia para entrada de notas: 14/09/2010
- Divulgação dos resultados de 1a fase: 17/09/2010
- Liberação dos certificados on-line: 17/10/2010
- Finais: 23 a 28/10/2010 (*)
domingo, 15 de agosto de 2010
15 de Agosto - Dia do Solteiro...
2. Gastos com telefone e celular muito menores.
3. Não ter que lidar com uma discussão de relação no meio do domingo – ou em qualquer outro horário.
4. Escolher a data e o destino das férias sem ninguém opinar.
5. Esticar um programa com as amigas mesmo que já seja muito tarde e não ter que avisar ninguém – nem discutir com ele sobre isso. “O que menos queremos é ter mais pessoas pra se justificar, ter pontualidade”, aponta Felipe, solteiro convicto.
6. Temperar a comida como mais gosta sem se preocupar se vai ficar salgado, apimentado ou gorduroso demais para o paladar do outro.
7. Poder dar aquela engordadinha sem se preocupar que o parceiro perceba. Mas não vale deixar o cuidado com o corpo de lado!
8. E se der preguiça, deixar a depilação para o dia seguinte.
9. Poder flertar sem culpa aquele bonitão da academia.
10. Paquerar até o colega de trabalho sem ficar preocupada.
11. Não ter rotina definida. “Gosto de jogar videogame antes de dormir, assistir programas idiotas na televisão e o que der vontade de fazer. É boa a ausência total daquela rotina de 99,9% dos casais”, diz Felipe Gomes.
12. Conhecer pessoas diferentes, ter sempre uma paixão passageira por alguém e “variar o cardápio”.
13. Ser espaçosa: ocupar todos os armários e cantinhos da casa com seus pertences e pendurar os vestidos de festa bem no meio do closet. Ninguém vai te julgar por isso!
14. Sentir a emoção de ter um primeiro encontro e um primeiro beijo com alguém novamente.
15. Dormir muito, pouco e sempre bem sem conciliar suas horas de sono com a de outra pessoa.
16. Assistir um filme na cama e acordar bem tarde no sábado.
17. Virar a noite bebendo com os amigos homens sem ter que enfrentar uma crise de ciúmes do namorado ou marido.
18. Escolher o filme sempre, mesmo que seja uma comédia romântica bem feminina.
19. O controle remoto é seu e de mais ninguém.
20. Ninguém reclamar se sua roupa está muito justa, muito curta ou decotada.
21. Não sentir ciúmes da colega de trabalho dele.
22. Acabou a bateria do celular? Você não escutou o telefone tocando na bolsa? Tudo bem, porque nenhum namorado vai deixar um recado irritado por causa disso!
23. Se livrar de almoços chatos na casa da sogra e festinhas de empresa com pessoas desconhecidas.
24. Assistir televisão fazendo a unha ou deixando a máscara de tratamento agir nos cabelos.
25. Simplesmente dormir naquele sábado à noite chuvoso e não se preocupar em sair de casa ou criar justificativas para a falta de ânimo. Adotar o pijama por 24 horas pode ser uma delícia!
26. Ter o banheiro só para você, com direito a maquiagem espalhada na bancada e nenhum pelo de barba grudado no blush ou na esponja.
27. Acordar descabelada no domingo e não resolver isso antes do meio dia.
28. Nos dias de TPM, se trancar no quarto e não falar com ninguém.
29. Poder chorar por qualquer motivo – geralmente quando está de TPM - sem alguém achar que você está exagerando.
30. Só escutar as músicas que gosta – e nada de aturar aquela banda detestável só para agradar.
31. Inventar um programa novo a qualquer hora. “É ótimo saber que se eu quiser viajar com uns amigos para a Austrália amanhã, posso ir. E se eu quiser ficar em casa trancado comendo tranqueira o final de semana inteiro, posso também!”, diz Felipe.
32. A compra do supermercado do solteiro costuma ficar mais barata.
33. É mais fácil fazer dieta e controlar a alimentação, afinal você não passa vontade ao ver o namorado comendo chocolate e tomando sorvete ao seu lado.
34. Não é preciso tolerar opiniões sobre seu jeito de dirigir, estacionar ou cuidar do carro.
35. Poder demorar o quanto quiser para se arrumar, tomar um longo banho e monopolizar o banheiro e o espelho por horas.
36. Assinar só os canais que valem a pena na TV – e não pagar a mais pelos jogos do campeonato de futebol.
37. Solteiros economizam com presentes de Natal, aniversário e Dia dos Namorados. Com essa grana dá para comprar várias coisas para você mesma!
38. Não tem que aceitar com carinho os maus hábitos de ninguém: cigarro, ronco, palitar os dentes.
39. Sair com um cara lindo que não tem nada a ver com você só para se divertir.
40. Cultivar uma amizade colorida – ou ter algo a mais com aquele seu amigo querido.
41. Não ser chamada de apelido íntimo ou ridículo na roda de amigos dele.
42. Jamais ter que resolver crises da relação por telefone no trabalho.
43. Nunca mais ter a surpresa de encontrar toalhas em cima da cama e louça suja em cima da pia.
44. Pode carregar na maquiagem, pintar as unhas bem coloridas e arrasar sem medo de ser criticada pelo exagero.
45. Dedicar um fim de semana só para as coisas que você quer fazer, sem conciliar a vontade de outro. Que tal gastar três horas na loja de sapatos e tomar sol no parque o dia inteiro?
48. Beijar muito no carnaval sem medo da repercussão negativa das fotos no Orkut e Facebook.
49. Escolher o recheio das duas metades da pizza.
50. Usar toda a sua energia com você mesma: ginástica, cursos, leitura, massagem...
51. Juntar as amigas para fazer simpatias no dia de Santo Antônio (e rir muito de tudo isso!).
ps.: Nem sempre ser solteiro é bom, e essa é uma homenagem a vocês meninas...
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Conquistando o impossível
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Olimpíada Brasileira de Física 2010
De um modo geral, o estudante participa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) através de sua escola. Esta tem sua participação assegurada entrando em contato com o Coordenador Estadual (ou Regional) e nomeando um ou mais professores para representantes da OBF na escola. Veja neste portal a Relação do Coordenadores Estaduais. Se não houver coordenador em seu estado ou região, a escola deve entrar em contato com a Secretaria da OBF
(obfisica@sbfisica.org.br). As escolas podem também se cadastrar pela Internet.
Se você é um estudante que deseja participar da OBF mas sua escola ainda não tem um professor representante da OBF, entre em contato com o Coordenador Estadual, ou com a Secretaria da OBF.
Fases da Olimpíada Brasileira de Física (OBF)A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:
-
A primeira fase ocorre no mês de Agosto; é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental.
-
A segunda fase ocorre no mês de Setembro; é realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).
-
A terceira fase ocorre no mês de outubro ou novembro; é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física(COBF).
Em 2010, as fases serão realizadas na seguintes datas e horários:
-
Primeira fase: sábado, 14 de agosto das 13h às 17h
-
Segunda fase: sábado, 25 de setembro das 13h às 17h
-
Terceira fase: Prova Teórica - sábado, 30 de outubro das 13h às 17h
-
Prova Prática - sábado, 30 de outubro das 9h às 11h30m
As questões das provas teóricas da primeira fase são objetivas e aquelas da segunda e terceiras fases discursivas. A prova prática é somente na terceira fase e para alunos da 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os detalhes e programa encontram-se no Regulamento da OBF.
O que são as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF)
O Brasil através da OBF participa de duas Olimpíadas Internacionais de Física: a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad - IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana (OIbF). Ambas são competições internacionais entre jovens estudantes do ensino médio. A participação brasileira tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
-
A IPhO em 2010 realiza-se pela 41ª vez e dela participam estudantes de mais de oitenta países. A 41ª Internacional Physics Olympiad (IPhO) ocorrerá de 17 a 25 de Julho em Zagreb, na Croácia.
-
A OIbF realiza-se em 2010 pela 15ª vez. Dela participam os estudantes oriundos de países ibero-americanos (países cujo idioma é espanhol ou português). A 15ª Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) ocorrerá no Panamá.
A seleção das equipes para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF's), a International Physics Olympiad (IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), é feita pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF) em duas etapas:
-
Na primeira são escolhidos os quarenta melhores alunos classificados da terceira fase da OBF e que estejam cursando a 1ª série do ensino médio dois anos antes da realização da OIF. Estes alunos são preparados em quanto cursam a 2ª série e o 1º semestre da 3ª série.
-
Na segunda etapa, após a preparação acima referida, a seleção é feita através de provas baseadas nos programas de Física exigidos pelo ensino médio brasileiro e pelas Olimpíadas Internacionais. Desta segunda etapa também participam da avaliação os alunos da 2ª série que tenham sido classificados, no ano anterior à realização da OIF, entre os dez primeiros da terceira fase da OBF.
-
As equipes são formadas por no máximo cinco estudantes no caso da IPhO, e quatro estudantes no caso da OIbF, o número de estudantes em cada equipe sendo definido pelos recursos existentes no ano do evento.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Feliz dia do Amigo...
Nada melhor. Simplesmente a melhor das melhores datas comemorativas, na minha opinião. É demais notar que no dia do amigo tu tens diversas pessoas pra desejar um bom dia de comemorações, mas que sem sombra de dúvidas, há aquelas especiais, de fato. Aquelas pessoas às quais tu não dá tanto valor todos os dias. O dia do amigo é especial pra dizer o que tu sente por alguém especial. Tenho uma pequena lista destas pessoas, posso contar nos dedos quem são as mais especiais e elas sabem disso. Mais do que no dia das mães, pais ou namorados, os amigos são aqueles que mesmo estando longe estão perto, já que não se tem uma convivência rotineira.
Talvez este seja o primeiro ano que dou o real valor pra esse dia… e é algo sem explicação. Meus amigos têm valor essencial pra mim. Isso é fato. A mais pura verdade.
FELIZ DIA DOS AMIGOS. Sem vocês, minha vida com certeza não teria tantas emoções!
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Amanhã (ou Hoje), 15 de julho é o Dia do Homem
2ª Olímpiada de História - Inscrições estão abertas...
As demais fases serão nos dias 26 de agosto, 2, 9 e 16 de setembro e 23 e 24 de outubro.
A taxa de inscrição, de valor único para toda a equipe, é de R$ 15 para os grupos de escolas públicas e R$ 35 para as equipes das escolas particulares.
www.mc.unicamp.br/2-olimpiada/inicio/index
Regulamento
terça-feira, 13 de julho de 2010
Dia Mundial do Rock completa 25 anos
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Vídeo: Aprender a aprender
quarta-feira, 7 de julho de 2010
OI NOVO BRASIS 2010 - FAÇA A DIFERENÇA...
Edital 2010
Programa Oi Novos Brasis 2010. Uma nova etapa e um desafio ainda maior, do tamanho deste país: contribuir para transformar a realidade de milhares de pessoas em centenas de comunidades. Da grande cidade ao pequeno município da última fronteira. Seu projeto pode fazer toda a diferença, inédito ou em novo estágio, buscamos ideias criativas, com a marca da singularidade e a intenção solidária e cidadã.
Oi Novos Brasis 2010. Inscreva seu projeto ainda hoje. Juntos, vamos demarcar novas fronteiras, no espaço de cidadania.
Inscrições de 25 de maio a 26 de julho de 2010.
Os projetos deverão ser inscritos exclusivamente pelo site oifuturo.org.br/oinovosbrasis2010, através do preenchimento do formulário de inscrição. Antes de iniciar este processo, recomendamos que você faça o download do formulário de inscrição em pdf aqui.
Download do Formulário de Inscrição
Conteúdos adicionais das propostas poderão ser enviados para:
Oi Futuro / Programa Oi Novos Brasis 2010
Rua Dois de Dezembro, 107/5º andar - Flamengo
Rio de Janeiro – RJ – CEP – 22220-040
Documentos e anexos referentes às inscrições não serão devolvidos.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Saramago morreu...
quinta-feira, 17 de junho de 2010
I'm in Scratch now!!!!
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Programações para a Semana do Meio Ambiente
Para comemorar a data, diversas instituições e organizações promovem palestras, cursos e encontros para debater a importância da preservação do meio ambiente.
As celebrações deste ano seguem o slogan “Kick the habit! Towards a low carbon economy” (“Chute o hábito! Por uma economia com baixo carbono”, em tradução livre). A cada ano é escolhido um país base, que sedia as principais atrações. Em 2010, Nova Zelândia será o palco das atividades, já que foi um dos primeiros países a adotar políticas para um futuro neutro de carbono.
O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano vai incentivar as economias e os estilos de vida preocupados com as emissões de carbono, com a promoção de energia eficiente, alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente. O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em suas comunidades.
O site da UNEP ainda disponibiliza 80 ações que se podem fazer para comemorar a data. Adquira produtos artísticos feitos com materiais recicláveis, promova uma corrida de bicicletas, discuta questões ambientais, informe os seus amigos sobre o Dia e torne-se membro de um grupo sobre meio ambiente estão entre as diversas dicas.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Programa Jovem Digital...
Primeira turma de tutores do Programa Jovem Digital / /Foto: Pedro Baltazar da Silva Neto