quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Unesco lança estudo sobre situação da educação no Brasil

País está entre os 53 países avaliados que não atingiram metas estabelecidas em 2000, no Senegal

O Brasil está entre os 53 países que ainda não atingiram e não estão perto de atingir os objetivos de Educação para Todos até 2015, prazo acordado na Conferência Mundial de Educação em Dacar, Senegal, em 2000, que reuniu 164 países. Esta e outras informações sobre a posição do Brasil no cumprimento das Metas de Ação de Dacar estão na publicação Relatório de Monitoramento EFA Brasil 2008, que foi lançada nesta quarta-feira (30/4) no Ministério da Educação. O lançamento acontece no âmbito da Semana de Ação Mundial, celebrada na última semana de abril.

Como forma de acompanhar o avanço dos países no cumprimento das metas, a Unesco elabora, a cada ano, o Relatório de Monitoramento Global EFA com dados de diferentes países. A íntegra do Relatório pode ser conhecida no site da Unesco.

Este ano o escritório da Unesco no Brasil produziu um relatório específico com dados sobre o País e examina as desigualdades educacionais existentes, mencionando quem são e onde estão os excluídos da educação brasileira. O trabalho faz também considerações sobre as metas do PNE-Plano Nacional de Educação, elaborado sem sintonia com a Declaração Mundial de Educação para Todos.

A Semana de Ação Mundial é organizada anualmente no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional sobre os compromissos assumidos em Dacar. Os países se comprometeram a atingir seis metas até 2015: expandir e melhorar a educação e cuidados na primeira infância; assegurar o acesso de todas as crianças em idade escolar à educação primária completa, gratuita e de boa qualidade; ampliar as oportunidades de aprendizado dos jovens e adultos; melhorar em 50% as taxas de alfabetização de adultos; eliminar as disparidades entre gêneros na educação e melhorar todos os aspectos da qualidade da educação.

Nenhum comentário: