quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Competências necessárias aos gestores

As Secretarias de Educação precisam oferecer formação aos gestores durante o exercício da função

Pré-requisitos para ser diretor
Pré-requisitos para ser diretor As exigências das redes estaduais de ensino para os candidatos ao cargo (do total de 24 respostas)
A existência de padrões de competência é considerada uma condição básica para orientar e definir a seleção dos diretores escolares. A maioria das Secretarias de Educação que responderam à pesquisa - 19 das 24 estaduais e sete das 11 capitais - afirma ter esses padrões. Porém, ao analisar a lista fornecida por elas, os pesquisadores perceberam se tratar de pré-requisitos, como tempo de serviço, qualificação profissional e experiência docente - que não garantem o domínio das habilidades exigidas para o cargo.

Heloísa Lück, coordenadora do estudo, explica a diferença: "Os requisitos têm a ver com o currículo do educador, coisas que ele tenha feito e experiências vividas. Já as competências estão relacionadas ao que ele vai ser capaz de realizar como responsável pela escola." Ter foco no pedagógico, saber trabalhar em equipe, comunicar-se com eficiência, identificar a necessidade de transformações e estimular a promoção da aprendizagem dos profissionais que trabalham com ele são exemplos de competências que podem nortear a escolha do diretor.

Contudo, devido às diferentes formas de acesso ao cargo existentes no Brasil, nem sempre levando em consideração essas competências, o melhor que as Secretarias de Educação têm a fazer é oferecer aos diretores escolares a oportunidade de adquiri-las durante o exercício da função. "É como tirar a carteira de habilitação para dirigir, mas não saber fazer todas as manobras necessárias para estacionar o carro. O fato de ter a carteira não significa que a pessoa tenha, pelo menos no início, capacidade para conduzir um veículo", compara Gomersinda Adam Morgade, assessora do Núcleo de Solução de Gestão de Pessoas, da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador.

Por isso, o acompanhamento do trabalho dos gestores é essencial para que as redes de ensino saibam quais são e onde estão as maiores dificuldades da gestão e, assim, utilizar esses dados no delineamento de programas de formação (leia a reportagem). "Ao mesmo tempo, a diversidade de conhecimentos existente num grupo permite que cada um aprenda com as experiências e competências dos outros", afirma Marialice de Carvalho Senna, também da Flem.

No Brasil, algumas Secretarias de Educação já começam a definir critérios - como é o caso do Acre, da Bahia, de São Paulo, do Tocantins e das cidades de Campo Grande e Salvador. Especialistas são a favor de que cada sistema tenha os próprios padrões, que podem, inclusive, constar como exigência, juntamente com os pré-requisitos, nos processos de seleção.

Com base nos dados da pesquisa conduzida pela FVC e em entrevistas com especialistas, selecionamos as cinco competências básicas para uma gestão eficaz, que você lerá a seguir. Saiba também como as Secretarias de Educação podem acompanhar o trabalho dos diretores para melhor planejar a formação continuada e a supervisão do ensino.

Fonte: Nova Escola Online

Formação de diretores não atende às demandas do dia a dia

Embora as secretarias invistam em formação, os programas oferecidos não ajudam os diretores a enfrentar os desafios cotidianos do cargo

Capacitações para diretores
Capacitações para diretores 
 Métodos utilizados pelas 23 secretarias que declararam oferecer programas de formação 

Investimentos existem. Nada menos do que 23 das 24 secretarias estaduais de Educação que responderam à pesquisa da Fundação Victor Civita (FVC) declararam ter oferecido programas de formação para os diretores escolares nos últimos cinco anos. Eles são ministrados das mais diversas formas: com profissionais internos da Secretaria de Educação ou instituições contratadas especificamente para essa finalidade (veja na ampliação do infográfico ao lado). Em média, o Brasil gasta anualmente cerca de 1.810 reais por gestor em cursos, oficinas, seminários, palestras e iniciativas semelhantes para que eles aprimorem seus conhecimentos e trabalhem com mais segurança (veja gráfico abaixo). O problema, no entanto, não é a ausência de oferta, mas o tipo de formação colocada à disposição dos gestores.

O estudo mostra que os conteúdos tratados nos encontros oferecidos ou são muito teóricos e pouco úteis para ajudar a enfrentar as demandas do dia a dia, ou excessivamente técnicos, não contextualizando os problemas de gestão. Falta espaço para a promoção de debates e para a troca de experiências e reflexões sobre a prática da gestão.

Quanto se investe em formação

Média nacional e por região de quanto se gasta por ano em capacitação por diretor
Quanto se investe em formação 
 Embora as secretarias invistam em formação, os programas oferecidos não ajudam os diretores a enfrentar os desafios cotidianos do cargo

Cursos com carga horária reduzida não são suficientes

Campeões de carga horária
Campeões de carga horária Os estados que oferecem mais de 360 horas por ano de formação para seus diretores (tempo equivalente à duração de uma especialização) 
Para dar maior segurança ao diretor, alguns estados oferecem uma capacitação inicial que o ajude a ter uma visão geral do conjunto da escola, do seu papel de líder e dos novos desafios que irá assumir. No Amazonas, onde a seleção é feita por indicação, os candidatos precisam ter uma pós-graduação ou participar do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão), oferecido pela Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O curso dura cerca de 300 horas e é feito predominantemente a distância. Já no Mato Grosso do Sul, onde os diretores são escolhidos por eleição, os interessados fazem uma capacitação prévia de 40 horas e passam por prova de conhecimentos. "Só pode pleitear o cargo quem tiver pelo menos 50% de aproveitamento", explica Vera Lúcia Campos Ferreira, da Superintendência de Políticas para Educação da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.

Contudo, cursos com carga horária tão reduzida não são suficientes para uma boa formação. "O diretor tem de saber gerir tudo, de gente, merenda e dinheiro à parte pedagógica. Ele necessitaria de formação regular no contexto de trabalho de pelo menos um ano", afirma Tereza Perez, diretora executiva da Comunidade Educativa Cedac. "É uma função complexa, que lida com muita gente e envolve ações diversas. Logo, requer uma boa preparação", acrescenta Tereza. Nesse sentido, mais importante do que a capacitação inicial é a formação em serviço, que deve ser oferecida pelas secretarias de Educação de forma frequente e focada nas mais variadas temáticas que envolvem a gestão. Ele pode abranger, entre outros assuntos, orientações sobre como analisar as variáveis que impactam no resultado de um indicador de desempenho, as melhores maneiras de planejar estratégias para corrigir as deficiências apontadas e formas diferenciadas de a escola se aproximar da comunidade. O essencial, contudo, é poder compartilhar experiências para conhecer como outros gestores solucionaram problemas semelhantes. Até mesmo reuniões para discutir orientações técnicas - como a divulgação de normas e procedimentos e o estudo de uma nova legislação, que tendem a ser vistos como pouco relevantes e meramente burocráticas - têm sua importância. "Qualquer encontro das secretarias com os gestores pode se tornar um momento de formação. O importante é que os conteúdos sejam trabalhados com foco na promoção da qualidade da Educação", afirma a pedagoga Roberta Panico, coordenadora da Comunidade Educativa Cedac e consultura pedagógica da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR.

Ter uma estrutura de formação continuada ajuda a estabelecer uma relação de parceria entre os gestores e a secretaria. Consequentemente, os diretores se sentirão amparados e com respaldo para as tomadas de decisões e a rede tende a crescer como um todo.

Boas ideias para formação de diretores
Conheça algumas sugestões para tornar os encontros com os diretores mais produtivos e eficazes.

- Promover a troca de experiências Fica mais fácil resolver qualquer problema da escola quando se sabe como outros diretores enfrentaram e superaram situações semelhantes. "Agrega muito compartilhar informações e experiências com os colegas", afirma Nonato Assis de Miranda, diretor desde 2003 da EE Raul Cortez, em São Paulo.

- Refletir sobre a função A formação deve ajudar o diretor a se perceber enquanto agente de transformação da escola. "O mais importante é incentivá-los a refletir sobre o seu papel", defende Darci Dias de Oliveira, do Departamento de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas.

- Focar a melhoria do ensino Qualquer ação do diretor - mesmo as voltadas para a resolução dos problemas mais simples - deve ter como objetivo maior melhorar o aprendizado dos alunos. "Até quando resolve a questão do abastecimento irregular de papel higiênico no banheiro, o gestor deve ter em mente que o espaço bem organizado e em condições de uso reflete o respeito que a escola tem com os alunos, fazendo-os se sentir acolhidos em um ambiente que favorece o aprendizado", observa Tereza Perez, do Cedac.

- Incorporar conteúdos pragmáticos Embora os cursos sirvam para dar embasamento teórico a qualquer ação, é possível torná-los mais proveitosos ao incluir no currículo discussões sobre algumas ferramentas, como estatística para a avaliação de resultados e até técnicas de comunicação pessoal e institucional. Sempre com base em problemas reais e mostrando ao gestor o alcance da ação para os processos de ensino e aprendizagem. "O diretor tem de saber articular as diversas posições dentro da escola", observa Ilona Becskeházy, diretora executiva da Fundação Lemann.

Fonte: Nova Escola Online

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Teacher's Day

Some of us know that…
 
…Integral Calculus determines a quantity between two particular moments…

… Brazil was given to Portugal as part of the Treaty of Tordesillas in 1494…

… Unlike many substances, water expands as it freezes. An ice cube takes up about 9% more volume than the water used to make it…

…Orações Subordinadas Substantivas exercem a mesma função que um substantivo, na estrutura sintática da frase...

… The longest river in the world (6,825 kilometers or 4,237 miles) is the Nile, in Africa...

…The femur (thigh bone) is the largest and longest bone in the human body…

…The Present Continuous is mainly used to express the idea that something is happening at the moment of speaking…

But everybody knows that…

…teachers make it possible for us to become what we are


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Prêmio Professores do Brasil

Oportunidade

Prêmio valoriza práticas pedagógicas bem-sucedidas

Estão abertas até 27 de outubro as inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil. Através do site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br professores da educação básica podem inscrever experiências pedagógicas bem-sucedidas que tenham tido sucesso no enfrentamento de problemas.

Criado em 2005 pelo Ministério da Educação, a iniciativa resgata e valoriza o papel do professor como agente essencial na formação de novas gerações e como sujeito ativo na implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação, dando visibilidade a experiências que podem ser adotadas por outros educadores e por sistemas de ensino.

Dividido em duas categorias, Temas Livres e Temas Específicos, são premiados até quatro professores em cada uma das subcategorias, sendo um por região geográfica do país. Na categoria Temas Específicos, os relatos devem estar articuladas às políticas ou a programas do Ministério da Educação. Os autores das experiências selecionadas pela comissão julgadora nacional, R$ 7 mil, além de troféu e certificados. Os professores e diretores das escolas premiadas nesta edição do Prêmio participarão de um seminário que acontecerá em Brasília, com os as despesas custeadas pela Abrelivros, Fundação SM, Fundação Volkswagen e Instituto Votorantim, instituições promotoras do prêmio.

Para se inscrever no 6º Prêmio Professores do Brasil clique aqui http://seb.ufrgs.br/ppb/